tag:blogger.com,1999:blog-24997630.post116915702054564324..comments2023-07-16T08:36:13.781+01:00Comments on Memórias e Raízes: INÁCIOCláudio Frotahttp://www.blogger.com/profile/12347804865419095178noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-24997630.post-31269898117140587352008-01-10T13:05:00.000+00:002008-01-10T13:05:00.000+00:00Quero rectificar uma informação sobre a tonelagem ...Quero rectificar uma informação sobre a tonelagem dos palhabotes. Alguns tinham capacidade para transportarem 300 e mais toneladas.<BR/>Cláudio FrotaAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-24997630.post-1173093745514688132007-03-05T11:22:00.000+00:002007-03-05T11:22:00.000+00:00parabéns pelo blog, muito interessante mesmo! pela...parabéns pelo blog, muito interessante mesmo! pelas suas referências a olhão e aos olhanenses coloquei um link do seu blog no meu blog sobre olhão http://onossoolhao.blogspot.comAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-24997630.post-1171287111532863702007-02-12T13:31:00.000+00:002007-02-12T13:31:00.000+00:00Caro senhor Manuel Fonseca:Sinto-me muito honrado ...Caro senhor Manuel Fonseca:<BR/>Sinto-me muito honrado pela sua intervenção no blogue.<BR/>Sobre o assunto que me coloca, infelizmente não posso ajudar dado que não sou expert na matéria. Sòmente lhe posso afirmar, pelas leituras que fiz, que os palhabotes ou barcos semelhantes poderão ter chegado à costa inglesa por serem barcos utilizadoa na pequena e grande cabotagem, porém com capacidade até 150 tons. Sabe-se da existência de acordos para instalação de pescarias por portugueses na Flandres e podemos admitir que pudessem ter trazido também aproveitamento comercial. Os palhabotes possuíam 2 mastros com armação latina triangular ou quadrangular e alguns fizeram transporte para o sul de Angola.Mais nada posso adiantar neste momento.Logo que obtiver mais informação terei muito gosto em explanar.<BR/>Felicidades para o seu projecto que requer muito trabalho de pesquisa.<BR/>Cláudio FrotaAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-24997630.post-1171109640326152282007-02-10T12:14:00.000+00:002007-02-10T12:14:00.000+00:00Gostei de ler sim, e tb tenho ideia da nossa mãe f...Gostei de ler sim, e tb tenho ideia da nossa mãe falar sobre o naufrágio dos Trocados...Continua a rebuscar essas memórias.<BR/>Kandandus<BR/>WalterAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-24997630.post-1170274980793442032007-01-31T20:23:00.000+00:002007-01-31T20:23:00.000+00:00Caro Senhor,Estou a escrever um livro, cujo person...Caro Senhor,<BR/><BR/>Estou a escrever um livro, cujo personagem, faz uma viagem de Inglaterra para Portugal ( Plymouth/Lisboa) num navio mercante de grande porão para 600 tons cerca com tripulação genovesa da casa Spínola daquela república transalpina em 1719. No entanto queria caracterizar o navio.Penso que um Flyboat holandês pode ser uma boa escolha. Mas um amigo de Olhão ( da família Honrado) falou-me que os palhaboltes também operavam na rota de Inglaterra. Parece que o Sr. é entendido na matéria e eu gostaria de saber se os palhabotes eram bons para a carga que transportávamos para a G.Bretanha, pipos de vinho sobretudo. Tb me ligam a Olhão alguns laços familiares.Sou da família de um filantropo conhecido na terra (Manuel Lopes de Almeida) e dos Guitas.Antecipadamente grato pela sua ajuda com os melhores cumprimentos Manuel FonsecaAnonymousnoreply@blogger.com