Memórias e Raízes

quarta-feira, abril 26, 2006

Objecto deste site

Agradeço ao sr. Marco, ex-emigrante, e ao sr. Luís Espada, o apoio na abertura deste blog. Como padrinho, o sr Luís Espada manifestou a pretensão de se criar um livro em branco ao sabor da palavra de quem queira relatar as suas experiências pessoais, vivências de amigos ou familiares com substância aventureira, em Portugal, em solo de África, França, Brasil, Argentina, Venezuela, ou em qualquer outro país onde exista ou tivesse existido emigrantes.
O programa televisivo que passou no canal um no dia 25/4/2006 sobre um grupo de emigrantes da Ilha Terceira que viajou no sec. XIX para o Hawai com destino às plantações da cana de açúcar seguindo depois para as cidades da Califórnia onde se radicaram; todo esse conhecimento de vivências, mais aventureiras umas, menos aventureiras outras, só foi possível graças às recolhas realizadas pelas associações criadas pelos seus descendentes e que foram ao encontro dos que desejavam relatar experiências pessoais, e outras estórias de vida no sentido de se dar uma contribuição preciosa à história da emigração terceirense. Relata sucessos de vida e outras estórias curiosas: o caso da captura de Bill the Kid que foi preso graças à informação de um Luso-americano descendente de terceirenses.
Também aqueles que hoje vivem em Portugal ou noutro local do mundo e que viveram parte das suas vidas no antigo ultramar português, no Brasil, em França ou noutro país, podem deixar aqui o seu testemunho particular em estórias passadas consigo, com familiares ou amigos. Existe uma África pouco conhecida da maioria de nós. Existem vivências na África profunda do Norte, de Leste ou do Sul, em Angola, Moçambique ou Guiné que foram aventureiras e pouco comuns. Demo-nos a conhecer essas vivências para compreendermos melhor a alma portuguesa.

1 Comentários:

  • Estou muito agradecido e estou muito grato de conhecer uma pessoa como o Sr. Claudio Frota.
    Felicidades para todos os projectos.

    Por Anonymous Anónimo, Às 3:40 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial